O MOVIMENTO

A Carta de Princípios do Movimento Nosso Avaí


Prezados torcedores do Avaí Futebol Clube,

O Avaí é a instituição mais vitoriosa, de maior torcida e com maior prestígio em Santa Catarina. Isso se deve não só aos jogadores, funcionários e diretores que, desde a sua fundação, trabalharam em prol do clube, mas, principalmente, a cada torcedor que, a seu modo, manifestou o seu amor pelo Leão da Ilha ao longo dessa quase centenária história.

As nossas glórias passadas, contudo, não garantem sucesso presente ou futuro. Em uma realidade cada vez mais competitiva, os clubes de futebol, incluído o Avaí, necessitam aperfeiçoar continuamente os seus processos e métodos de gestão, para não serem superados por adversários mais bem preparados.

Ultimamente, constatamos que a administração do Avaí permanece estagnada, atrelada a filosofias de gestão pouco profissionais, não mais condizentes com as demandas do futebol moderno. Não foi por acaso que, recentemente, experimentamos alguns resultados esportivos bastante negativos, que desonraram o nome do clube aos olhos do país.

Mas esse não é o único aspecto preocupante. 

De uns tempos pra cá, algumas das pessoas encarregadas da administração do clube parecem ter se esquecido que o Avaí pertence à sua numerosa e apaixonada torcida. Práticas administrativas excludentes, acompanhadas de manifestações de pouco apreço à torcida, têm alimentado a triste sensação de que o clube serve não à nação avaiana, mas a determinados grupos de pessoas. Essa postura deu causa a um lamentável distanciamento entre clube e torcida, fenômeno incompatível com a razão existencial da instituição.

Preocupados com os rumos do Leão da Ilha, nós optamos por fundar o NOSSO AVAÍ, um movimento de torcedores, aberto a todos os avaianos que se identifiquem com a nossa causa, com o objetivo de pregar a valorização da avaianidade e defender melhores práticas de gestão.

Frisamos que nossa iniciativa não está condicionada aos resultados obtidos em campo. Torceremos sempre para o sucesso esportivo do Avaí em todas as competições disputadas, mas pretendemos criar um ambiente de proposição e discussão que perdure nas fases boas e ruins.

Para atingirmos nossos propósitos, pautamos nossas condutas em alguns princípios fundamentais, dos quais não poderemos nos afastar. Listamo-los a seguir.

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO MOVIMENTO NOSSO AVAÍ

O AVAÍ PARA OS SEUS. O Avaí tem na torcida a sua razão de existir. Por isso, cada uma de suas ações, das mais relevantes às menos significantes, deve invariavelmente visar, além de resultados esportivos, a satisfação do torcedor e o resgate da identidade avaiana. O torcedor avaiano, seja qual for sua origem, preferência política, categoria estatutária ou posição social, deve se sentir plenamente respeitado e identificado com o clube. Nesse contexto, imprescindível a implementação de uma filosofia de valorização do torcedor e de popularização do acesso aos jogos e aos produtos oficiais, bem como a promoção de experiências para além da mera opção de assistir aos jogos, de forma inclusiva e plena

PROFISSIONALISMO. Como em qualquer instituição, os profissionais de um clube de futebol precisam ser tratados com dignidade e respeito, mas também exigidos no que se refere ao alcance de metas e resultados. Assim, é essencial que o Avaí adote mecanismos de governança corporativa mais modernos e abandone por completo alguns resquícios de uma estrutura amadora, na qual comum o favorecimento de colaboradores “abnegados”, voluntários, apaniguados políticos e pessoas de determinados círculos familiares e sociais. O quadro de diretores, assessores e funcionários deve ser constituído apenas por pessoas selecionadas por razões técnicas, capazes e remuneradas, para que todos possam ser cobrados por resultados e justifiquem seu desempenho. Na era profissional, onde os níveis de competitividade são elevados, urge a mudança da mentalidade institucional e a adoção um norte técnico, meritocrático e impessoal em todos os setores do clube.

TRANSPARÊNCIA. Se, de um lado, é natural que algumas informações sensíveis de um clube de futebol, por razões estratégicas, não sejam acessíveis a todo o público, é certo, de outro, que isso não justifica uma administração obscura e sigilosa. A gestão de um clube popular e prestigioso como o Avaí deve se preocupar em prestar contas e disponibilizar dados, com linguagem clara e acessível, a seus Conselhos Deliberativo e Fiscal, sócios e torcedores. Só assim o Avaí estará protegido de decisões temerárias e retomará a sua credibilidade junto à comunidade, empresariado e torcedores, algo necessário para a captação de recursos, fortalecimento da marca e satisfação de seus adeptos.

INDEPENDÊNCIA. O nosso movimento pretende reunir torcedores que compartilhem dos mesmos princípios, difundir ideias e contribuir para o amadurecimento administrativo do Avaí, sem se prender a matizes político-partidárias ou rótulos definitivos como “situação” ou “oposição”. Embora possamos, eventualmente, adquirir voz na vida política do clube e participar ativamente de processos eleitorais, inclusive na formação e apoio a chapas pleiteantes, não firmaremos compromisso incondicional com pessoas ou organizações, mas tão somente com a promoção dos preceitos descritos nesta carta.

CONVITE

Tu, torcedor avaiano, também acreditas que os princípios listados neste documento merecem ser observados na atuação administrativa no Avaí Futebol Clube?

Então contamos com o teu cadastro no nosso movimento e com tua assinatura nas nossas manifestações, no seguinte endereço eletrônico: www.nossoavai.com.br

Além disso, segue as redes sociais:

Quanto mais torcedores manifestarem apoio às nossas ideias, mais elas ganharão relevância na vida do clube. Lembremos: “é povo, é gente; é bola pra frente; é só coração; o meu Avaí”.

Saudações avaianas!

Close Bitnami banner
Bitnami